Em se tratando de relacionamentos, comunicação é fundamental. Pensando nisso, Gary Chapman nos apresenta As Linguagens do Amor – cinco maneiras que utilizamos de forma, muitas vezes, inconsciente para comunicar nosso amor.
Assim, ele diz que conhecer a forma como comunicamos nosso amor uns aos outros e amá-los, não da forma que achamos que tem que ser, mas sim da forma como eles verdadeiramente se sentiriam amados, pode fortalecer a relação.
Conheça as cinco formas de linguagem:
- TEMPO DE QUALIDADE: é a valorização do tempo. Reservar um tempo a sós, sem pressa, para conversar ou mesmo para ficar juntinho em silêncio. Ouvir e ser ouvido com atenção e participação. Para muitas pessoas, essa é a maneira mais importante de amar e se sentir amada.
- PRESENTES: é a valorização do ato de presentear, ao ganhar um presente, a pessoa se sente realmente amada. Ela faz questão de ser lembrada no seu aniversário, em datas especiais ou quando alguém viaja e lhe traz uma lembrancinha.
- ATOS DE SERVIÇO: a pessoa que tem essa forma de amar, se sente amada quando fazem algo especial para ela, uma comida, uma surpresa, um passeio especial, arrumar a bagunça da casa. Ela também demonstrará seu afeto fazendo coisas que considera importantes.
- PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO: a pessoa que se comunica com essa linguagem tem necessidade de ouvir elogios e palavras afetuosas e se sente magoada por palavras mal colocadas. Cada palavra pode soar como um acalanto ou como uma apunhada em sua alma.
- TOQUE FÍSICO: essa pessoa valoriza o toque, ela tem necessidade de abraçar e ser abraçada, tocar, beijar, caminhar de mãos dadas, dormir abraçada.
E você, se identificou com alguma? Percebeu qual a linguagem de seu parceiro?
Portanto, quando amamos alguém de verdade, esse amor transborda e nos leva a demonstrá-lo da melhor forma que a pessoa possa captar. Isso só traz benefícios para as relações.
Reconhecer a sua forma e a das pessoas queridas, vai fortalecer suas conexões, experimente.