Onde depositamos nossa energia e atenção, cresce e floresce

“A gratidão desbloqueia a abundância da vida. Ela torna o que temos em suficiente, e mais. Ela torna a negação em aceitação, caos em ordem, confusão em claridade. Ela pode transformar uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, um estranho em um amigo. A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje e cria uma visão para o amanhã.” Melody Beattie

Pra onde você está direcionando seu foco, sua atenção e sua energia?

A chave para viver uma vida leve, plena e feliz é muito mais simples do que pensamos. Tudo que vivemos se baseia no que pensamos e sentimos, pois são eles que dão os comandos de nossas ações. Mas, infelizmente, nós sequer compreendemos o imenso poder de nossos pensamentos e sentimentos.

Quando direcionamos nosso foco de atenção ao que nos falta, nossa mente se torna cheia de negatividade, gerando pensamentos de amargura, tristeza, inveja e ressentimento.

Mas, quando vivemos nossas vidas apreciando as coisas que temos, desde as mais simples conquistas, como ter o coração batendo no peito todas as manhãs, nós ocupamos nossa mente com otimismo e nos abrimos para agradecer todos os milagres da vida.

Viver uma vida de gratidão é o que traz abundância em nossas vidas. Quanto mais somos gratos, mais abundância viveremos.

Não é possível escolher quando seremos gratos. Não podemos usar nossos agradecimentos apenas quando os resultados esperados chegam.

A vida não funciona dessa forma. Essa maneira de pensar e agir se baseia na suposição de que nós ainda não temos abundância em nossas vidas e que algo ou alguém nos deve, assim, vibramos na falta e na escassez.

Ou ainda, muitas vezes, vivemos como crianças mimadas, esperando que todos, inclusive a Espiritualidade, nos atenda em todos os nossos caprichos e vontades, não aceitando que a vida tem seu curso e fluxo naturais.

Ninguém, nem mesmo a Espiritualidade, está a serviço de nos atender todos os pedidos. A vida não passa de uma experiência de evolução, portanto, erros, desafios e dificuldades fazem parte da jornada, acostume-se a eles, mas ainda assim, exercite a gratidão e use essas situações como reflexão e aprendizado, saindo do vitimismo.

Recompensa cerebral

Se isso ainda não te convenceu a ser grato, de acordo com Marcia Luz, autora do livro O Milagre da Gratidão, saiba que quando praticamos a gratidão, deixando que ela dê o tom de nossos pensamentos e sentimentos, ativamos o sistema – Acc Núcleo Accumbens – recompensa do cérebro.

Essa área é a principal estrutura do Estriado Ventral, que constitui uma interface límbico-motora (sistema que controla emoção e ação). Ela exerce um papel central nos circuitos de recompensa cerebral e cumpre funções emocionais, motivacionais e psicomotoras. Sendo responsável pela sensação de bem-estar e prazer do nosso corpo.

Portanto, ao acionar o sentimento da gratidão, o cérebro identifica que algo de bom aconteceu, que recebemos uma benção da vida e que temos motivos para comemorar. Assim, ele libera dopamina, um importante neurotransmissor que aumenta nossa sensação de prazer.

O hábito de agradecer muda sua energia e seu foco

Você para de olhar para os problemas e começa a ver as bênçãos; deixa de prestar atenção nos obstáculos e começa a enxergar as oportunidades; para de reclamar e começa a agradecer.

Para ser mais objetiva: atraímos aquilo que colocamos para fora. “Pois a boca fala do que o coração está cheio” – Mateus 13:34-35. O que nos chega está conectado com o que vibramos.

Comece hoje mesmo a desenvolver o hábito de agradecer. Caso você não saiba por onde começar, eu preparei um exercício prático que pode ajudar você, basta me escrever.

Sua energia atrai abundância ou escassez?

Está na hora de liberar o coração com perdão e viver na gratidão. Quando vivemos na energia da Gratidão, da alegria e do otimismo, naturalmente, a vida ganha novas perspectivas. Experimente.