Você ainda tem problema de comunicação?
Comunicação é uma das habilidades comportamentais (soft skills) mais requeridas no mercado de trabalho, de acordo com a Forbes. Ela está no centro de todo e qualquer relacionamento e é responsável por levar nossa voz ao mundo, por meio de ideias, emoções e sentimentos.
Para que o processo seja eficaz, precisamos ter muito claro o objetivo de nossa mensagem. Assim, para todo processo comunicativo temos um emissor, sua mensagem, o receptor, o canal de transmissão da mensagem, a decodificação, os ruídos e o feedback. E podemos encontrar muitos problemas que dificultam o processo em cada um desses componentes.
Uma forma de melhorar nossa comunicação é buscar ser assertiva. Para isso, é necessário disposição para ouvir, ter clareza para falar, intenção de evitar conflitos e garantir a escuta empática e a troca de ideias.
Para isso, podemos contar com a CNV – Comunicação Não Violenta:
- Observar, sem julgamento, isto é, ater-se aos fatos, não à sua interpretação deles. Por exemplo, quando digo “ele é irresponsável, pois se atrasou” estou emitindo o meu julgamento, mas quando digo, “ele chegou às 10h30 e combinamos às 10h”, isso é observação de fatos.
- Caso a situação desperte algum sentimento em você, expresse-os com sinceridade. Exemplo: “Fiquei aborrecida, pois eu esperava por você às 10h, esse atraso desorganizou minha agenda matinal.” Dessa forma você está expressando o que sente sem culpar o outro.
- Necessidade – elas são as raízes de nossos sentimentos, portanto, são de nossa responsabilidade escolher o que fazer com o que chega até nós e perceber como atendê-las. Exemplo: “Terei que encurtar nosso encontro para não atrasar minhas atividades do dia”. Posicionamento sobre a necessidade real.
- Pedido, é a expressão do que queremos de forma clara e objetiva. Devemos ter em mente que nossas solicitações nem sempre serão atendidas, mas elas devem ser expressas e específicas, quanto mais claro for o pedido, mais chance você terá de ser atendido. Exemplo: “Espero que em nosso próximo encontro você seja pontual”.
Vemos, portanto que a CNV nos ajuda a reformular a maneira pela qual nos expressamos e ouvimos os outros.
Com ela, nossas palavras deixam de ser reações repetitivas e automáticas e se tornam respostas conscientes, baseadas no que estamos percebendo, sentindo e desejando.
Assim, somos levados a nos expressar com honestidade e clareza e a ouvir as nossas necessidades e as dos outros.
“A partir do momento em que as pessoas começam a conversar sobre o que precisam, em vez de falarem do que está errado com as outras, a possibilidade de encontrar maneiras de atender às necessidades de todos aumenta enormemente.” Marshall Rosenberg