Se alguma área da sua vida (relacionamentos, família, trabalho, pessoal, etc.) não está saindo tão bem quanto você gostaria, é importante lembrar: só você pode mudar fazer as mudanças efetivas na sua vida.

O primeiro passo para viver uma vida equilibrada e em harmonia é saber o que de fato é importante pra VOCÊ.

O que você pode fazer?

Pode começar com pequenas mudanças em seus hábitos comportamentais, mentalidade e atitudes que tem diante das situações e assumir a parcela de responsabilidade pela solução.

Vejamos por onde começar.

 Percepção das emoções
  • O que você sente? Nomeie
  • Onde você sente? Localize no corpo
  • Quando você sente? Em que situações
  • O que elas querem te dizer?

Emoções são fluxos de energia. Elas não são boas, nem ruins, são reações naturais do corpo. O que fazemos com elas é que vai direcionar nossas atitudes. Observe-se quando elas chegarem e permita que elas estejam presentes. Não tente fugir delas, acolha-as como quem recebe uma visita para uma xícara de chá, e então pergunte: o que você tem a me dizer?

Construa relações positivas

Uma rede de apoio (familiares, amigos, companheiros, grupos de apoio…) serve para nos abastecer e equilibrar. Fuja das relações que drenam a sua energia. Você não é obrigada a conviver com alguém que lhe faz mal.

Equilíbrio e qualidade de vida

Muitas vezes, dedicamos muito tempo a determinada área de nossa vida e nos esquecemos de outras esferas que nos dão suporte e são, igualmente, importantes. Quando a balança está desequilibrada, você corre o risco de estar perdendo energia inclusive naquela área a qual tanto se dedica.

Vejamos na prática: se seu foco está no trabalho e você não está conseguindo descansar porque tem muito a fazer: PARE AGORA. É muito provável que seu trabalho não esteja sendo eficiente, pois sua energia não está equilibrada. Se você se permitir descansar, um passeio, algo prazeroso, certamente, voltará com mais disposição. Experimente. Isso serve para qualquer área.

Tenha sonhos e acredite no futuro

Acreditar num futuro melhor e ter sonhos é o que nos move. Ter sonhos, metas, objetivos e planejar é muito importante. Colocar seus sonhos no papel e pensar em pequenos passos para sua realização podem trazer inspiração e criatividade ao seu dia.

Espiritualidade

Ela independe de religião. Espiritualidade é a nossa conexão com o Sagrado da vida e está ligada à nossa Fé. Ao sentido que damos a nossa existência. É acreditar que algo maior que nós nos guia, ampara e conforta. É desenvolver uma crença de que estamos aqui para evoluir e cada desafio é apenas mais uma lição aprendida. Exercitar nossa espiritualidade é encontrar nosso próprio ritual sagrado, nosso momento de introspecção, meditação e oração.

Gratidão

Exercite a gratidão, não pela mente, mas pelo coração. Conecte-se com esse sentimento e escreva pelo que você é grata. Valorize suas conquistas, as grandes e as pequenas. Reflita: O que é sucesso pra você!

Ancore-se no presente

O passado é uma história a ser contada. Todos temos capítulos que gostaríamos que não tivessem sido escritos, mas ficar se martirizando, cobrando e maltratando pelos erros cometidos ou sofridos, não vai mudar o que aconteceu. Olhar para trás com auto perdão pode começar a diminuir o peso. O futuro é construído a partir de nossas ações hoje. Portanto, ancore-se no presente e pense nas sementes que você vai começar a plantar agora, para colher o futuro que deseja.

Você veio ao mundo para ser você. Não se distraia

Permita-se ser quem é. Com suas potencialidades e vulnerabilidades. Como vimos trabalhando nas duas últimas semanas, é preciso abrir espaço na nossa agenda para nosso autocuidado, reflexão, introspecção e autoconhecimento. Para construirmos boas relações, precisamos estar bem conosco, pois só conseguimos dar aquilo que temos.

Autoconhecimento é olhar para si com carinho, reconhecendo capacidades e limitações. Abraçando os dias bons e ruins, mas acima de tudo, confiando no potencial criativo e construtivo que temos de transformar as nossas vidas. As mudanças começam de dentro pra fora.

Pequenas ações e mudanças podem influenciar diretamente a sua vida.