Tudo que ocorre no corpo é a expressão de nossos estados mentais e emocionais. Os desequilíbrios, as enfermidades e os sintomas são a forma com a qual nosso corpo fala. Muitas vezes, os sintomas surgem para nos alertar que algo está errado.
Portanto, os sintomas e os desequilíbrios são a linguagem que nossa Alma usa para se expressar e chamar nossa atenção para algo que não está indo bem em nossa vida. Eles podem ser entendidos como um pedido para reajustar a rota.
Porém, vivemos no piloto automático. Seguindo os roteiros externos, as regras sociais e familiares, sem refletir ou questionar quais são nossos reais desejos, nossa escolha pessoal ou a expressão de nossa verdade.
Fomos educados para cumprir deveres e assinalar tarefas: estudamos, nos formamos, casamos, criamos família, filhos, carreira, assumimos papéis….
Mas, em nosso íntimo, sentimos que algo não vai bem, há um vazio que não conseguimos compreender.
Estamos desconectados de nossa verdade – nossa Essência.
Esse estado de desconexão traz consequências: oscilações mentais, emocionais e de humor, irritabilidade, nos percebemos cansados, sem energia, não dormimos bem, vivemos estressados e ansiosos.
Nosso corpo parece não absorver a energia necessária e alguns desequilíbrios começam a somatizar no corpo, nos adoecendo, comprometendo nossas atividades e relacionamentos.
Muitas vezes, são pequenos desconfortos, dores de cabeça, de estômago, alergias, insônia. São sinais de alerta do corpo para que retomemos nossa atenção para nosso interior.
Na terapia holística, trabalhamos com o conceito de anatomia energética. Ela compreende o corpo além do físico. E reconhece que somos um conjunto de corpos e camadas sutis: corpos emocional, mental, energético e espiritual.
Quando vivemos no estado descrito acima, desconectados de nossa Essência, começamos a desequilibrar o organismo a partir dos corpos sutis.
No corpo energético, encontramos o que a Medicina Indiana Ayurveda chamamos de nadis (ou meridianos na Medicina Chinesa).
Na imagem: os canais energéticos Ida, Pingala e Sushumna são por onde a energia circula e movimentando os chacras. (termo em sânscrito que significa roda, ou vórtice).
A principal função dos chacras é captar e absorver a energia Ki, através respiração e transformá-la e redistribuí-la pelo organismo, mantendo seu fluxo. Eles servem como portais entre o complexo corpóreo físico-energético.
As terapias energéticas têm o papel de desobstruir os bloqueios para restaurar o estado natural do organismo.
Porém, um tratamento efetivo é a combinação do energético com o autoconhecimento. Assim é possível resgatar nossa conexão interna, revisar padrões mentais e comportamentais e estabelecer um plano de mdança efetiva.
Saiba mais sobre as Terapias Energéticas: Reiki, Meditação e Divórcio Energético.