Equilibrar tempo, produtividade e todos os pratinhos de atividades têm exigido demais de nossa organização.

Ao mesmo tempo em que trabalhar em casa trouxe conforto e muitas facilidades, também diminuiu as fronteiras entre vida pessoal e profissional. Nesse sentido, percebemos o quanto é desafiador delimitar essa fronteira.

Somos indivíduos duais, temos nosso lado razão e emoção. Porém, não conseguimos separá-los, um é complementa do outro. Querendo ou não, pensamentos e emoções de uma ou de outra área sempre nos afetarão de alguma forma, não é possível deixar os planos e as preocupações em caixas separadas.

Quando não nos permitimos nos perceber, integralmente: emoções, sensações e pensamentos, sofremos as consequências de viver no automático.

Portanto, eu te convido a tirar um tempo para refletir sobre suas demandas e atividades, emoções e planos.

Segue um exercício: faça uma lista de atividades, colocando tudo no papel. Depois, reflita o que te motiva e observe como suas tarefas afetam suas emoções e sensações. Avalie como você desperta, qual a atividade que você acorda querendo realizar e dorme sonhando com sua realização. Essa deve ser sua Meta e ela pode ser tanto pessoal, quanto profissional.

Depois, divida sua meta em partes e coloque pelo menos uma atividade a respeito dela no seu dia, que ocupe de 30 a 90 minutos, como um Destaque. Empenhe-se em cumprir essa tarefa e, no final do dia, reflita sobre a sensação e os sentimentos causados por esse simples gesto. Para escolher esse Destaque, pense qual a estratégia que você quer utilizar:

  • Urgência – algo que não pode mais ser adiado
  • Satisfação – algo que te deixará muito satisfeito
  • Alegria – aquilo que deixará você verdadeiramente feliz

Essas e outras dicas podem ser encontradas no livro Faça Tempo – 4 passos para definir suas prioridades e não adiar mais nada. Você também pode assistir à live sobre o tema no perfil Leitura e Meditação